food heart

food heart, originally uploaded by alexa violeta.

Massa chinesa com uma mistura chinesa de vegetais. Refeição rápida e saborosa. E, como os olhos são os primeiros a comer, dei-lhe todo o meu amor.

Ingredientes necessários (para 4 pessoas):

500 gramas de tofu;
massa chinesa – comprada num super-mercado ou numa loja de produtos naturais. Se conhecerem alguma loja de produtos alimentares chineses encontram uma maior variedade destas massas;
mistura chinesa de vegetais – a que usei já vem congelada e é, assim , mais prática de cozinhar mas também se pode fazer a nossa própria mistura com algas, raízes de bambu, cogumelos, cenoura, etc;
cebola;
alho;
gengibre em pó;
molho de soja;
especiarias;
azeite q.b

Refoga-se a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver lourinha, juntam-se os vegetais um colher de sopa de molho de soja e uma colher de sobremesa de gengibre (quem gostar de um sabor mais picante pode pôr mais uma colher de gengibre). Envolver bem os ingredientes e deixar cozinhar. Entretanto, corta-se o tofu às fatias e destas fazem-se tirinhas. Adiciona-se o tofu ao anterior preparado, junta-se mais uma colher de sopa de molho de soja e deixa-se cozinhar mais um pouco, mexendo de vez em quando e em lume brando.

À parte faz-se a massa chinesa – as instruções costumam vir na embalagem e, quando esta estiver pronta, adiciona-se ao preparado do tofu com vegetais. Envolve-se tudo gentilmente e espalham-se especiarias por cima – eu gosto de tomilho ou manjericão, especialmente. E já está. Fácil de fazer, não demora muito tempo e é muito saboroso. Quem souber comer com pauzinhos, atreva-se!

Bom proveito!

2 thoughts on “food heart

  1. Vou agora fazer o jantar. Tenho ali um pacote de tofu, e estava a coçar a cabeça a pensar como cozinhá-lo, quando me lembrei deste post!
    Canudo, falta-me é a massa chinesa… gosto tanto, mas não tenho.
    Bem, mas já deu para me inspirar. Vou salteá-lo com legumes, e logo vejo com o que acompanho. Talvez couscouz.
    Deixo umas sugestões na caixinha de sugestões de ideias para posts 🙂
    – diferentes formas de temperar o tofu
    – mais receitas vegetarianas
    🙂
    beijinhos e saudades

    P.S. – Porque nunca mais me escreveste? 😦

  2. Olha que já te disse o mesmo e tu também não me escreveste… 😛 Prometo então um mail, brevemente 🙂 E registei as tuas sugestões em relação aos posts.

    beijocas mágicas 🙂

Muito grata pelo comentário!

