A minha cabeça é um musical – penso com banda sonora.

Desconfio que na minha cabeça se passam autenticas longas metragens e chego a ficar cansada de tanta tagarelice.

Também vos acontece a vocês?

Entre tantas razões que fazem da meditação uma boa solução, esta é a principal.

A pratica regular de meditação ajuda a acalmar a mente e a manter-nos no presente, conscientes do momento. Uma pratica diária de 10 a 20 minutos já faz uma grande diferença no nosso dia-a-dia. Claro que não vai ser fácil eliminar os pensamentos instantaneamente e haverá alturas em que, se calhar, pensamos que não estamos a fazer progressos e desanimamos. Mas, dizem os especialistas, a prática leva à perfeição e posteriormente aprendemos a reconhecer o pensamento quando chega e a po-lo de lado.

Vamos lá ver, então, como nos podemos ajudar.

O primeiro passo é levantar cedinho – a mente está mais descontraída e as possibilidades de distracção são mais diminutas. Também se aconselha ter o estômago vazio (se tiver de comer, prefira uma peça de fruta);

Escolha um local sossegado, afastado de outras pessoas (o animal de estimação também não deve estar presente – a menos que também saiba meditar 🙂 ). É importante não ser incomodado com ruídos exteriores, com o barulho da televisão ou o som do telefone… Decore esse local com objectos bonitos: flores, incenso, uma imagem relaxante… Varandas ou jardins sossegados também são uma boa solução – a energia e tranquilidade da natureza só ajuda;

Escolha uma roupa confortável;

um cronómetro pode ser útil para o recordar do tempo sem que tenha que olhar para o relógio constantemente;

pode ter um pequeno sino à mão para marcar o início e o fim da meditação;

queimar incenso ajuda também a criar ambiente e a transportar a mente, especialmente o de sândalo;

também podem ser úteis almofadas e um xaile ou cobertor leve para que não arrefeça – devido ao abrandamento dos ritmos respiratório e circulatório;

posição: sente-se o mais confortável e relaxado que conseguir. É importante manter as costas direitas – uma cadeira de apoio ou uma parede podem ser uma boa ajuda. Use as almofadas para apoiar as pernas, se necessário. Descontraia a cabeça. Expire suavemente, expelindo as tensões do corpo e preocupações da mente. As pernas e nádegas devem estar confortáveis para não ocorrerem caimbras – se bem que são comuns no início. Os ombros devem estar descontraídos, o peito ligeiramente para fora. As mãos podem assentar sobre os joelhos, com as palmas para baixo, ou viradas para cima, em conexão com a terra. Feche os olhos e preste atenção: deve estar apaziguado e relaxado mas desperto e consciente.

Volto amanhã com a continuação deste tema. Tenham uma boa semana!

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9 thoughts on “

  1. Ora aqui está uma coisa que sempre me fez confusão: quando se fala em meditação, sugere-se sempre que a pessoa se sente no chão.

    Já tentei várias vezes, e o desconforto que me causa na coluna por estar sentada no chão (mesmo com almofada), não me deixa entrar no estado de meditação.
    E acabo por preferir sentar-me numa cadeira (ou sofá). Eu sei… não é nada oriental….!

    Como é que tu costumas fazer?

  2. ihihih realmente não sei como os yogis conseguem aguentar tanto tempo. É uma questão de prática, presumo.
    Eu costumo fazer sentada numa almofada de chão, sabes, mas ainda não estou a praticar durante muito tempo. Também li que se pode fazer deitado, tenho de experimentar. Só não pode ser na cama! 🙂

  3. Também já experimentei fazer isso deitada, mas adormeci! ahahahahha

    Fazes sentada como? Encostada na parede, ou mesmo “à yogui”? 🙂

  4. Quem dera fazer à yogi mas o meu joelho não me deixa. Dobro o joelho bom e o outro fica algures numa posição entre esticado e dobrado. Quando não se pode, inventa-se! 🙂

    • Mas não ficas demasiado mole no sofá? Para mim até seria mais confortável mas receio adormecer eheh

Muito grata pelo comentário!

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