ॐ – parte 2

Depois de encontrada uma posição confortável, a nossa atenção deve focar-se num “suporte”. Este pode ser um mantra ou a nossa própria respiração. A ideia é focalizar a nossa mente nesse suporte para que, ao divagarmos com o pensamento, rapidamente possamos voltar à concentração anterior.

Ao iniciar a meditação, concentre-se na sua respiração abdominal: inspire profundamente 3 vezes, enchendo primeiro a parte mais funda dos pulmões, seguidamente do centro e parte superior dos mesmos. Expire lenta e regularmente. Isto vai ajudá-lo a endireitar naturalmente a coluna e a fixar a sua atenção, transmitindo-lhe tranquilidade. Inspire e expire sempre pelo nariz. Sinta o ar entrar e sair pelas narinas e siga o seu percurso interior.

Meditação através do som: existem inúmeras ofertas musicais, desde cd´s de música New Age ou clássica, a sons da natureza, como chuva, tempestade, canto de pássaros, etc. O objectivo é deixar como som de fundo para evitar que a mente vagueie.

Meditação através de um mantra: instrumento básico da meditação, um mantra é um som sagrado. Pode ser um som, palavra, frase ou expressão. Pode ser sussurrado, cantado… O mantra mais comum é o OM MANI PADME HUM (” a jóia no coração de lótus”). Repita-o continuamente, de forma lenta, sentindo as palavras entoar no seu interior – a voz humana aproxima-nos da energia sagrada.

Amanhã, falarei do fecho da meditação.

Fiquem em paz.

“A sílaba “OM” é o Universo. Tudo o que existiu, tudo o que existe, tudo o que existirá depois, é OM. É tudo o que transcende o passado, o presente e o futuro”

Advertisements

4 thoughts on “ॐ – parte 2

  1. Adorei o post!
    Desculpa o tempo que estou a levar a responder, mas estive afastada da net nos últimos dias.

    Está maravilhoso o blogue, adorei a renovação!

    Curiosamente, este Sábado, estive a assistir a uma Palestra onde fizemos meditação. Vou passar-te o link por email, talvez te interesse.

    Fico a aguardar pelos próximos posts!

Muito grata pelo comentário!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s