encontro de 3º grau

(imagem retirada da net)

Quais são as diferenças entre uma abelha e uma vespa, sabem? Pelo que me consta, apenas as fêmeas têm ferrão e as abelhas são mais peludas que as vespas.  Hoje tive um encontro de terceiro grau com uma delas e não cheguei a perceber quem era o meu agressor…

Pois, fui mordida. Duas vezes! Nunca me tinha acontecido… e eu que, na aldeia da minha avó passava frequentemente por um carreiro onde viviam abelhas conseguindo, de alguma forma, sempre passar despercebida… Sabem então onde a encontrei (ou ela me encontrou a mim!)? Numa camioneta! Pois, estava eu  sentada,  muito quietinha, quando sinto algo a passear-me pelas pernas. Tentei enxotar através do vestido mas, como era comprido, não vi o que era. Só sei que senti um choque eléctrico no dedo. Já foram picados alguma vez? Dói que se farta!

Continuei a sentir algo a tocar-me nas pernas e, ao mesmo tempo que me agarrava ao dedo com dores, não queria era ter um bicho a subir-me pelas pernas acima. Então, obviamente fui tentar enxotá-lo novamente – longe de mim pensar que poderia estar uma abelha num autocarro! – quando senti outra ferroada na perna. Bolas, que atirei um salto e pus toda a gente a olhar para mim!

Não sei o que aconteceu ao bicho, dizem que morrem depois de picar mas eu não fiz de propósito… sei que queria tanto sair de dentro do meu vestido como eu a queria bem longe das minhas zonas privadas mas ambas nos tentámos defender… Acho que, com a força da sua ferroada, foi bem mais forte do que eu.

Agora, só por despeito,  já não gosto tanto de mel! Ora toma, abelha má!

Adenda:

As picadas de abelha provocam prurido e inchaço, para além de dor incomodativa. Para reduzirem o inchaço, utilizem uma moeda para pressionar o local. Desinfectem com álcool e apliquem uma daquelas pomadas anti-histamínicas que se adquirem na farmácia.

5 thoughts on “encontro de 3º grau

  1. Eu sei, como é essa dor, já passei por ela algumas vezes, também resulta passar gelo ou vinagre e convém verificar se o ferrão ficou na zona afectada. Espero que amanhã ao acordares, estejas bem melhor.***

  2. Se foste picada 2 vezes deve ter sido vespa. A abelha pelo que sei só pica uma vez qd larga o ferrão e depois morre.

    Uma mistura de terra e mijo colocada em cima da picada acalma e ajuda a tirar o inchaço.

  3. Obrigada pelos conselhos, minhas queridas. Mas a moeda e a pomada funcionaram comigo, já estou boa. 🙂

    Felizmente a bichinha não deixou o ferrão comigo, Sandra. E Gaspas, também penso que tenha sido uma vespa.

    beijocas para as duas!

  4. Esse muro e o meu corpo dariam enredos para inúmeros filmes!!! Pena o meu porta-moedas, nem mealheiro tenho, não suportar uma curta-metragem, sequer, com o Wes Craven…
    Se as 2 picadas foi de um único insecto, foi com certeza de uma maldita vespa. As abelhas largam apenas um ferrão que deixa um género de larva que afecta os tecidos nervosos centrais, daí algumas pessoas serem alérgicas às abelhas, nunca às vespas. Rezem para que as vespas laranja que atingem cerca de 6 cm nunca nidifiquem pelos nossos “muros”!!!
    (…) reza a história que um dia o mOrLoCcO, numa travessia épica nesse caminho, com uma t-shirt “Ocean Pacif” que ainda conserva apesar da teimosia das traças e de outro ser que caminha nesta terra com 2 patas, foi picado cerca de 6 ou 7 vezes por uma néscia vespa. Nesse dia, ousou meter-se, há quem diga enfiar-se, dentro da bendita de mangas curtas e espicaçá-lo num acto desprovido de misericórdia.(…)
    Meus caros, a cura reside numa qualquer lata de spray, um isqueiro e zás!!!
    Aplica-se no entanto nos enxames, nunca no nosso corpo, se bem que recomendaria a acção em algumas centenas de pessoas que conheço, mas já iria fugir ao assunto deste tópico…

    Folgo em saber das rápidas melhoras, estimada Gata!

    • Caro mOrLoCco,

      nem quero imaginar como é ser picado logo 6 ou 7 vezes de uma vez…! Deves ter chegado a casa todo inchado… Incrível é lembrares-te do pormenor da marca da t-shirt! eheheh

      Mas achas que eu ía conseguir bombardear as bichinhas, coitadas? Elas só se estão a defender. Já a certas pessoas, juntava-me a ti com certeza! 🙂

Muito grata pelo comentário!

