hidratos de carbono

(imagem retirada da net)

Também conhecidos por glícidos ou meramente açúcares, os hidratos de carbono são um dos principais componentes da nossa alimentação. A sua função é fornecer-nos energia para que possamos ter a vitalidade necessária para os nossos afazeres diários (se forem como eu, que tenho tendência a ter tensão baixa, ainda precisam de algumas doses de café mas isso já é outra história). Estes nossos amigos, ao contrário do que muita gente pensa, são mesmo importantes  nas nossas refeições e, se ingeridos com conta, peso e medida, não engordam.

Mas só servem para nos dar energia? – perguntam vocês.

Não, respondo eu. Eles ajudam na manutenção da temperatura corporal, no exercício muscular e na digestão de alimentos. E agora, já estão convencidos?

Os hidratos de carbono podem ser:

* simples – facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo, têm um sabor doce e estão presentes no açúcar, mel, doces, compotas, bolos, refrigerantes… Provocam subidas bruscas de glicémia (presença de glicose no sangue) e levam à acumulação de gordura no organismo.

* complexos – a sua digestão e absorção pelo nosso organismo é lenta. Encontram-se nos amidos e féculas – arroz, batata, massas, pão, leguminosas secas (feijão, grão de bico, lentilhas, etc). Estes são, pois os mais saudáveis. Saciam a fome e fornecem energia de forma regular. São mais adequados para pessoas com diabetes, por exemplo.

Podemos ainda falar das fibras. Presentes nos vegetais e cereais integrais, a sua absorção é ainda mais lenta, agarra-se ao acúcar e não o deixa produzir tão rapidamente. Reduzem o colesterol e dão consistência às fezes. As fibras, contudo, se ingeridas em excesso, podem provocar flatulência, diarreia e dores intestinais em pessoas com sistemas digestivos mais sensíveis. De qualquer forma, vale a pena integra-las na nossa alimentação diária.

Estejam atentos ao que comem, pois o nosso corpo é o nosso templo e, como tal, só pode ser sagrado!

Advertisements

Muito grata pelo comentário!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s