compota de tomate

A reciclagem também se pode (e deve) fazer na cozinha e aproveitar alimentos que estão a ficar demasiado maduros é a perfeita desculpa para se fazer compota.

Um destes dias tivemos a sorte de receber uma boa quantidade de tomate. Por feliz coincidência, as nossas mães deram-nos tomate no mesmo dia e, de repente, já tínhamos uma quantidade maior  no frigorífico do que a nossa capacidade de o comer. Lembrei-me então de fazer compota. Eis como fiz:

Ingredientes:
2 kg tomates maduros
1 kg açúcar amarelo
1 pau de canela
1 limão

Depois de pelado, coloquei o tomate cortado aos bocados num tacho onde se foi encontrar com o açúcar. Incorporei-os bem.

Adicionei a canela e a casca de limão. O cheiro, nesta altura, é absolutamente divinal. Nem me passa pela cabeça fazer compota sem estes dois ingredientes cruciais.

Deixei ferver até ganhar consistência, mexendo frequentemente. O lume deve estar brando para não haver risco de pegar no tacho. Aproveitei este tempo para ler um livro enquanto um cheiro encantador invadia a minha cozinha e os meus sentidos.

E o resultado é este: cremoso e com uma cor maravilhosa.

Com o Outono instalado, ir para a cozinha fazer compota dá uma sensação de conforto muito agradável e também é um excelente presente para oferecermos a quem mais gostamos.

Advertisements

4 thoughts on “compota de tomate

  1. Hummm parece ficar um delícia!!!

    Sabe que quando eu era pequena comia muito tomate e beterraba com açúcar…hoje não consigo vê-los “doce”…vou tentar com essa compota!!!

    Beijo de luz.

  2. Selena, a canela e limão dão um sabor muito interessante às compotas. Depois, avise se gostou 🙂

    beijos de luz

Muito grata pelo comentário!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s