[childhood]

Untitled by loretoidas

Untitled by loretoidas

Untitled by loretoidas

(imagens daqui)

Das minhas memórias de infância guardo com o maior carinho as tardes em que insistia com a minha mãe que a queria ajudar a tratar da roupa. Para mim, nada era mais divertido do que transportar-me para uma outra fase, fingindo ser adulta, imitando os passos da minha mãe. A “roupa” lavava-a à mão num  pequeno tanque de pedra, feito de propósito para mim. Os meus bonecos de peluche eram as vítimas – precisavam de um bom banho, claro está. Depois, estendia a roupa (verdadeira e a fingir) no estendal e deliciava-me a vê-la secar ao sol.

Às vezes penso e tenho tendência a comparar a minha infância e a infância das crianças de hoje em dia. Tive que recorrer à imaginação na maior parte do meu crescimento. Os brinquedos não seriam muitos mas eu preferia talvez encontrar alternativas: inventar histórias, imitar a vida dos adultos, pegar nos meus peluches e com eles criar uma escolinha onde eu era a professora… Hoje as crianças pouco ou nada imaginam, não precisam, os brinquedos fazem tudo por elas. Pegam num brinquedo e atiram-no para o lado dez minutos depois. O que aconteceu?  Perdeu-se a magia da infância? O consumo excessivo está a destruir a criatividade das crianças?

A minha realidade não era tão bonita como a das lindas imagens acima, mas que ainda hoje me faz sorrir, faz!

One thought on “[childhood]

Muito grata pelo comentário!

